Director - João Marques Teixeira

www.saude-mental.net


Acesso Reservado




Números Anteriores


ver lista completa >>

Índice

Pesquisa








Índice de Autores


Índice de Temas


Índice de Secções


Internamento em Psiquiatria / Psychiatric Admissions

Volume X Nº5 Setembro/Outubro 2008


  • imprimir (pdf)



  • tamanho da fonte


  • imprimir revista (pdf)





Volume X Nº5 Setembro/Outubro 2008

Neste Número / This Edition







Artigos

Articles


Internamento em Psiquiatriatria

Hospitalization in Psychiatry


Os autores pretendem neste estudo identificar os factores preditivos da duração de internamento num Serviço de Psiquiatria,
procedendo a uma avaliação transversal das variáveis sócio-demográficas e clínicas dos doentes admitidos desde Janeiro/2007. A avaliação incluiu a administração das escalas BPRS-A, e BDI e/ou YMRS quando indicadas.
Os autores concluíram que a duração média do internamento foi 17,6 dias, tendo encontrado uma associação significativa e positiva entre a pontuação do BPRS-A e a duração de internamento.





Avaliação da intervenção em Hospital de Dia

Evaluation the Impact of the Day Hospital Intervention


Os autores deste estudo pretenderam avaliar o impacto da intervenção terapêutica de um Hospital de Dia, em termos da prevenção de re-internamentos em doentes com esquizofrenia e perturbação esquizoafectiva. Concluíram que na população estudada, a intervenção terapêutica em Hospital de Dia reduziu o número de re-internamentos, comparativamente com o grupo de controlo,


durante um período de 3 anos, sugerindo a utilidade terapêutica desta estrutura em doentes com esquizofrenia e doença esquizoafectiva.



Casos Clínicos

Clinical Cases


Neste artigo os autores, partindo de um caso clínico, efectuaram uma revisão sobre a nosologia da esquizofrenia de início precoce e os desafios terapêuticos que esta coloca, com particular ênfase nas situações refractárias.





Revisões

Reviews


Este artigo apresenta uma revisão da literatura, destacando características da personalidade como determinantes no consumo de tabaco. Os autores descrevem a relação entre o uso de tabaco e a personalidade, bem como, a relação do uso de tabaco com os principais transtornos psiquiátricos, dada a sua prevalência em indivíduos com este tipo de distúrbios.


Escolhas do Director

Director Choices


Continuamos a apresentar as análises críticas do nosso Director. Neste número o Director centra-se num conjunto de artigos sobre as questões de uma nova emergência ética–aneuroética, bem como sobre a depressão refractária.





Leituras

Readings


Mais um texto de Adrian Gramary, desta vez sobre Luis II de Baviera: Reflexões sobre um Relatório Psiquiátrico-Forense Controverso.


5