Director - João Marques Teixeira

www.saude-mental.net


Acesso Reservado




Números Anteriores


ver lista completa >>

Índice

Pesquisa








Índice de Autores


Índice de Temas


Índice de Secções


Meta-análise e Psicopatia / Meta-analysis and Psychopathy

Volume X Nº2 Março/Abril 2008


  • imprimir (pdf)



  • tamanho da fonte


  • imprimir revista (pdf)





Volume X Nº2 Março/Abril 2008

Neste Número / This Edition







Psicopatas e processamento das emoções

Psychopaths and emotional processing


Neste artigo os autores apresentam uma meta-análise sobre este tema tão polémico que é a interferência emocional no comportamento psicopático. Esta meta-análise foi conduzida a partir de 11 estudos, para se avaliar o impacto da psicopatia na discriminação emocional e na interferência. Recorreu-se ao cálculo do tamanho do efeito de cada estudo (d de Cohen), no sentido de encontrar o tamanho do efeito médio que reflectisse o impacto da psicopatia nas variáveis dependentes definidas. Os resultados sugeriram que: a) a psicopatia apresenta um impacto reduzido na discriminação emocional e moderado ao nível da interferência; b) a psicopatia potencia a interferência, podendo comprometer a capacidade para discriminar emoções. A reduzida dimensão da amostra afirma-se como a principal limitação da análise realizada.

Memória de Trabalho na Esquizofrenia

Working Memory in Schizophrenia


Neste estudo os autores analisam o impacto da memória de trabalho no desempenho do Wisconsin Card Sorting Test em doentes com esquizofrenia. Os resultados sugerem que o teste da Sequência de Letras e Números tem


uma maior contribuição para o desempenho no WCST. Estes resultados indiciam a existência de um impacto mais preponderante da memória de trabalho do tipo executivo do que a simples capacidade transitória de retenção breve de informação para o sucesso na realização do WCST.


Casos Clínicos

Clinical Cases


A propósito de um caso de um doente internado com uma perturbação obsessivo-compulsiva os autores discutem a estratégia terapêutica mais adequada para os casos resistentes.


Revisões

Reviews


Neste número apresentamos um artigo de revisão sobre a Perturbação de Conversão e a estreita ligação com a Neurologia.
Fazem referência a aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e de tratamento. Dão particular atenção a aspectos psicopatológicos e do exame neurológico que podem ajudar os clínicos no diagnóstico diferencial.


Escolhas do Director

Director Choices


Continuamos a apresentar as análises críticas do nosso Director sobre artigos relevantes para a psiquiatria.
Neste número apresenta-nos uma visão sinóptica dos resultados desse importante estudo que foi o maior estudo da depressão – STAR*D.

Leituras

Readings


Mais um texto de Adrian Gramary, desta vez sobre a Sindrome de Clérambault Revisitada.


5