Director - João Marques Teixeira

www.saude-mental.net


Acesso Reservado




Números Anteriores


ver lista completa >>

Índice

Pesquisa








Índice de Autores


Índice de Temas


Índice de Secções


Cinematerapia / Cinematherapy

Volume IX Nº6 Novembro/Dezembro 2007


  • imprimir (pdf)



  • tamanho da fonte


  • imprimir revista (pdf)




Volume IX Nº6 Novembro/Dezembro 2007

Leituras / Readings


o autor nos presenteia para chegarmos ao fim do livro: iniciando-se pelos efeitos do stress no indivíduo e pela forma como esse indivíduo lida com o stress, falando-nos depois nos diferentes tipos específicos do stress(trabalho e em particular o trabalho dos técnicos de saúde e família) termina o roteiro dando-nos recomendações sobre formas de combater este aspecto típico das sociedades modernas.
Se houver algo que este livro possa provocar será certamente fazer com que o leitor pense duas vezes antes de usar a palavra “stress”, já que é uma palavra que se usa quotidianamente, de forma quase automática, para descrever quase tudo, desde as doenças relacionadas com o trabalho até aos sintomas da depressão.
Como o Prof. Vaz Serra o vai dizendo ao longo da obra, quer explícita quer implicitamente, existem centenas de definições, mas mesmo assim as organizações médicas não conseguem encontrar um significado comum.
Por isso, stress é uma palavra perigosa para ser usada de forma superficial ou leviana. Mas também se tem tornado uma palavra muito lucrativa em que conselheiros, clínicas de bem-estar, terapeutas a têm usado por todo o lado com vista, segundo dizem, a ajudarem-nos a reduzir o nosso stress. Parte deste livro ocupa-se em encontrar uma fundamentação científica que dê uma outra sustentação a esta pletora de razões e desrazões.
Por tudo isto, recomendo vivamente este livro como um livro de referência para clínicos, cientistas e público leigo interessados no problema do stress.
O livro dá-nos uma excelente visão global sobre o que de mais actual se pensa, investiga e faz em relação a este tema. Está bem organizado e muito bem escrito, facilitando a sua leitura.
Em resumo, esta obra é uma excelente mais valia nas bibliotecas de investigadores e práticos que trabalham no domínio do stress, mas também para aqueles que queiram aumentar os seus conhecimentos sobre os diferentes aspectos médicos e psicossociais deste vasto mundo complexo e multifacetado que é o mundo do stress.


41