Director - João Marques Teixeira

www.saude-mental.net


Acesso Reservado




Números Anteriores


ver lista completa >>

Índice

Pesquisa








Índice de Autores


Índice de Temas


Índice de Secções


Realidade Virtual / Virtual Reality

Volume XIII Nº6 Novembro/Dezembro 2011


  • imprimir (pdf)



  • tamanho da fonte


  • imprimir revista (pdf)





Volume XIII Nº6 Novembro/Dezembro 2011

Neste Número / This Edition







Artigos Originais

Original Articles


Emoções e realidade virtual

Emotions and virtual reality






Os autores deste estudo apresentam os dados normativos de um conjunto de estímulos gerados por computador, com o propósito de indução de emoções em ambientes de Realidade Virtual através de visualização estereoscópica activa. Para tal sleccionaram um conjunto de objectos 3D, semelhantes aos que são utilizados na metodologia tradicional para o estudo experimental da emoção e concluíram que estão criadas as condições básicas para se introduzir a Realidade Virtual na investigação comportamental, possibilitando ultrapassar a passividade do participante perante a simples visualização de imagens de conteúdo afectivo 2D e aumentar a sensação de imersão e presença decorrentes da estimulação nos ambientes 3D.




Behavioral Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS): dados normativos para a população portuguesa

Behavioral Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS): Portuguese normative data



A bateria Behavioral Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS) propõe a utilização de tarefas de tipo quotidiano como forma de avaliar as funções exeutivas e foi desenvolvida com vista a superar as


deficiências apontadas aos testes neuropsicológicos convencionais nesta avaliação. Neste estudo os autores reportam dados normativos e indicadores psicométricos desta bateria com uma amostra portuguesa de 123 adultos saudáveis, 72 do sexo masculino e 51 do feminino. Os dados obtidos com a versão portuguesa da BADS apresentam uma distribuição próxima da amostra de aferição original e os indicadores psicométricos apontam para o interesse de prosseguir com o seu estudo aprofundado, designadamente com grupos clínicos para se determinar a capacidade discriminativa da bateria.




Casos Clínicos

Clinical Cases



Perturbações Psicogénicas do Movimento

Psychogenic Movement Disorders



Os autores deste caso clínico apresentam um caso ilustrativo de uma perturbação psicogénica do movimento e propõem-se fazer uma revisão da literatura sobre os aspectos históricos, clínicos, etiopatológicos e terapêuticos desta patologia.


Escolhas do Director

Director Choices



O nosso director nesta secção fez um percurso sobre um conjunto de artigos de revisão sobre temas menos trabalhados em termos de publicações. A sua apresentação desses artigos visa estimular o leitor a explorar esses artigos, fornecendo para isso as suas coordenadas de publicação.




5