Director - João Marques Teixeira

www.saude-mental.net


Acesso Reservado




Números Anteriores


ver lista completa >>

Índice

Pesquisa








Índice de Autores


Índice de Temas


Índice de Secções


O Sono e os Jovens / Sleep and the Youngest

Volume XIII Nº5 Setembro/Outubro 2011


  • imprimir (pdf)



  • tamanho da fonte


  • imprimir revista (pdf)





Volume XIII Nº5 Setembro/Outubro 2011

Neste Número / This Edition







Artigos Originais

Original Articles


Sono em crianças e adolescentes

Sleep in children and adolescents



Os autores deste estudo procederam a uma caracterização dos hábitos e dos problemas de sono numa amostra de crianças e de adolescentes (C/A) acompanhadas numa consulta de Psiquiatria da Infância e Adolescência.
Estudaram 50 C/A com idades entre 5 e 13 anos, utilizando a versão validada para Português do Questionário de Comportamento do Sono (SBQ), o Questionário de Pontos Fortes e Dificuldades (SDQ) e um questionário sócio-demográfico construído para o efeito. Concluíram que um grande número de problemas de sono não foi valorizado na primeira consulta pelos pais e que dormir com os pais pode estar associado a problemas relacionais.



Reabilitação Integrada na Esquizofrenia

Integrative Rehabilitation in Schizophrenia



Os autores deste trabalho apresentam um modelo de reabilitação integrada na esquizofrenia e testam a sua eficácia num caso clínico apresentado. O modelo inclui treino cognitivo e de competências sociais.

Pela comparação dos resultados pré-pós aplicação do modelo verificaram melhorias na maioria dos domínios cognitivos avaliados, bem como ganhos nas competências e no funcionamento social.



Revisões

Revisões


Memória Autobiográfica: Implicações na prática clínica

Autobiographical Memory: Implications for Clinical Practice



Neste estudo de revisão a autora indaga sobre as funções da memória autobiográfica e as suas implicações clínicas. Procurando aprofundar e estruturar os conceitos e conhecimentos acerca do tema e explorando as suas características como função cognitiva, apresenta o resultado de uma revisão de literatura centrada no tema, com enfoque especial na Reminiscência e na Terapia de Revisão de Vida. Termina por apresentar uma discussão sobre a eficácia destas propostas terapêuticas. Aborda, também, os possíveis fundamentos biológicos para os resultados das intervenções que se têm reportado na literatura, terminando com uma reflexão acerca dos métodos de acesso à eficácia terapêutica de qualquer intervenção – métodos baseados na evidência e métodos baseados na experiência.



“De médico, poeta e louco todos nós temos um pouco”…certo, Sr. Kant ?

“Of physican, poet and crazy everyone has a little”... all right, Mr. Kant?



Neste trabalho de cunho filosófico o autor, a partir do texto “As enfermidades da cabeça “ de Imanuel Kant, relata e comenta a proposta de classificação e caracterização das doenças mentais realizadas pelo filósofo, com especial enfoque no modelo da alucinação, como uma inversão do conhecimento. Por último, o autor chama atenção para a importância do Sujeito e da narração da vivência alucinatória em primeira pessoa.




Escolhas do Director

Director Choices



O nosso director nesta secção destaca vários artigos que mantêm actualidade, nomeadamente um que aborda o tratamento da depressão em alcólicos; discute os resultados de um estudo sobre o uso ou não da fluoxetina na prevenção da recaída na depressão bipolar; analisa um artigo sobre o efeito do litio na substância cinzenta; discute, finalmente, um artigo sobre os mecanismos de acão dos antidepressivos em modelos animais.


5