Director - João Marques Teixeira

www.saude-mental.net


Acesso Reservado




Números Anteriores


ver lista completa >>

Índice

Pesquisa








Índice de Autores


Índice de Temas


Índice de Secções


Literacia em Saúde Mental / Mental Health Literacy

Volume XIII Nº3 Maio/Junho 2011


  • imprimir (pdf)



  • tamanho da fonte


  • imprimir revista (pdf)




Instruções aos Autores / Instructions for Contributors

Volume XIII Nº3 Maio/Junho 2011


Âmbito e política
A Saúde Mental (SM) é uma revista bi-mensal de alta qualidade dirigida principalmente para psiquiatras, psicólogos e outros ténicos de saúde mental que tenham uma prática clínica. Pretende-se articular a investigação em psiquiatria, psicologia clínica e em ciências do comportamento com a sua aplicação na prática diária. Para além disso, pretende ser um espaço de diálogo, confronto de ideias e de divulgação de trabalhos de jovens psiquiatras ou psicólogos clínicos. Para tal está organizada nas seguintes secções:

  • Artigos Originais

  • Comunicações Breves

  • Revisões

  • Casos Clínicos

  • Leituras e Comentários

  • Escolhas do Editor

Os Artigos Originais e Revisões devem ter no máximo 7500 palavras, enquanto que as Comunicações Breves devem ter aproximadamente 1500 palavras com 2-3 tabelas ou figuras. As Leituras e Comentários ou outro material que não caia nos formatos usuais podem ter até 2500 palavras. Todos os artigos serão revistos por pares e por correctores de linguagem de modo a garantir um português claro e correcto.
Os artigos são considerados para publicação entendendo-se que, nem o artigo nem o seu conteúdo essencial, serão publicados de outro modo antes de o serem na SM. Os resumos e relatórios de media relacionados com encontros científicos não são considerados publicações, mas Newsletters apensas à revista.

Submissão de manuscritos
A submissão do manuscrito deve ser feita por via electrónica para o email saudemental@saude-mental.net em formato MS Word.

Especificações do manuscrito
As páginas do manuscrito devem ser numeradas e a hierarquia dos subtítulos deve ser, claramente, diferenciada. O número dos níveis dos subtítulos usados deve ser mantido a um máximo de três.

  • Página de título: detalhando os nomes completos, as afiliações e os endereços de todos os autores, do e-mail, do telefone e de fax para o autor principal. Para além do título do manuscrito (em português e em inglês), deve também ser fornecido um título abreviado, de não mais de 50 caracteres (incluindo espaços). Assegure-se, por favor, que a informação do endereço de contacto, incluindo os números do telefone e de fax, bem como o endereço do e-mail, esteja incluída na página de título.

  • Resumo: não deve exceder 200 palavras. Os manuscritos sobre investigações originais devem ter os resumos estruturados usando os seguintes subtítulos: Objectivo, Métodos, Resultados, Conclusão. É obrigatória a inclusão de um resumo em inglês.
  • Palavras-chave: devem ser fornecidas um máximo de cinco palavras-chaves, em português e em inglês, derivadas do Índex Medicus.

  • Introdução

  • Métodos

  • Resultados

  • Discussão

  • Agradecimentos

  • Declaração de interesses

  • Referências Bibliográficas

  • Quadros

  • Legendas de Quadros

  • Legendas de Figuras

  • Figuras: devem ser enviadas em separado em formato jpeg ou tiff com um mínimo de 300 dpi.

  • Abreviaturas: excepto para as unidades de medida, devem ser escritas por extenso na primeira vez que são utilizadas e devem obedecer ao formato estandardizado.

  • Nomes de substâncias: devem ser da substância activa embora, quando apropriado, podem incluir, entre parêntesis, os nomes comerciais.

Quadros
Por favor envie os quadros em páginas separadas e numere-os de forma sequencial com algarismos árabes, devendo incluir uma descrição sumária.

Figuras e ilustrações
Todas as figuras e ilustrações devem ser enviadas com o formato tiff ou jpeg (definição mínima de 300 dpi). Todas as figuras e ilustrações (incluindo desenhos e fotografias) devem ser referenciadas no texto como ‘Figura 1’, ‘Figuras 1-4 ‘, usando numeração árabe. Cada figura deve ser citada no texto. Cada ilustração deve ser acompanhada por uma legenda que a descreva claramente e todas as legendas devem ser agrupadas em conjunto no fim do ficheiro principal de texto.
Desenhos: Devem também ser enviados electronicamente (em formato tiff ou jpeg, com uma definição mínima de 300 dpi) e devem ser aproximadamente 11/2 superior ao tamanho final pretendido. As letras devem ser uniformes e reduzidas ao mínimo e as linhas devem ser de espessura suficiente para sustentarem a redução.
Fotografias: Devem ser submetidos nos mesmos formatos acima mencionados. A ampliação deve ser indicada por uma barra na fotografia.
Cor: As ilustrações a duas cores poderão ser aceites depois de analisadas pelo editor.

Referências
Os autores são responsáveis para a exactidão das referências. Os artigos “para publicação” podem ser incluídos, mas devem indicar a revista que os aceitou. As comunicações pessoais devem ser evitadas. As referências devem seguir o sistema de Vancouver: no texto cada referência é citada por um número entre parêntesis rectos, começando em [ 1 ]. No fim do manuscrito devem ser listadas (espaço duplo) em ordem numérica entre parêntesis rectos, correspondendo à ordem da citação no texto. No caso de haver mais de seis autores, liste os primeiros seis autores e use o ’et al.’ Os títulos das publicações devem ser abreviados de acordo com a actual edição do Índex Medicus (disponível em: www.icmje.org).

Artigos de Revistas
Magos, AL, Brincat M, Studd JWW. Treatment of the syndrome premenstrual by subcutaneous oestradiol implants and cyclical oral norethisterone: Placebo-controlled study. Br Med J 1986;292:1629-33.

Capítulo de Livro
Friedman MJ, Southwick, SM. Towards a pharmacotherapy of PTSD. Em: Friedman MJ, Charney DS, Deutch AY, editores. Neurobiological and clinical consequences of stress: From normal adaptation to post-traumatic stress disorder. New York: Lippincott-Raven; 1995, p 469.

Livro completo
Judd FK, Burrows GD, Lipsitt, DR, editores. Handbook of studies on general hospital psychiatry. Amsterdão: Elsevier; 1991.

Declaração de interesses
Os autores devem anunciar qualquer ligação comercial ou outra que possa colocar um conflito de interesses em relação com o manuscrito submetido. Todos os financiamentos do trabalho e ligações institucionais dos autores devem ser referidas na página de título. Se não tiver nenhum conflito de interesses por favor anuncie-o na página de título.

NOTA IMPORTANTE:
É conveniente a utilização do mesmo tipo de letra em todo o ficheiro (independentemente do tamanho). Por exemplo: Arial ou Verdana. As formatações do texto, bem como, das tabelas e gráficos devem ser as mais simples possíveis. Estas instruções são importantes para que não se perca qualquer tipo de informação na conversão para o programa de paginação.

Os trabalhos deverão ser remetidos para:
Director de Saúde Mental
Prof. Doutor Marques-Teixeira
e-mail: marquesteixeira@netcabo.pt

4