Director - João Marques Teixeira

www.saude-mental.net


Acesso Reservado




Números Anteriores


ver lista completa >>

Índice

Pesquisa








Índice de Autores


Índice de Temas


Índice de Secções


Psicodermatologia / Psychodermatology

Volume XIII Nº2 Março/Abril 2011


  • imprimir (pdf)



  • tamanho da fonte


  • imprimir revista (pdf)





Volume XIII Nº2 Março/Abril 2011

Neste Número / This Edition







Artigos

Articles


Factores de Risco Cardiovascular numa população de doentes com Esquizofrenia

Cardiovascular risk factors in a schizophrenic patients population


Os autores efectuaram um estudo observacional transversal, com o objectivo de avaliar a existência de factores de risco cardiovascular (FRCV), e verificar a relação entre estes e índices antropométricos, que avaliam gordura corporal total e distribuição da adiposidade corporal, numa população de doentes com Esquizofrenia.



Casos Clínicos

Clinical Cases



Neste caso clinico os autores consideram que o estudo do suicídio deve ser global e multidisciplinar e que, para melhor compreender o comportamento suicidário, devem ser também estudadas as tentativas de suicídio, para-suicídio e comportamentos de risco, como as auto-mutilações. O estudo em causa enfatiza o diagnóstico e tratamento precoces como forma de reduzir a morbilidade e mortalidade entre os adolescentes que pensam suicidar-se.


Revisões

Reviews



Os autores no trabalho sobre Espiritualidade/Religião e Saúde Mental exploram questões controversas como a ideia segundo a qual as crenças e práticas religiosas podem ser recursos importantes de coping, ou pelo contrário que podem contribuir, em alguns casos, para a patologia mental.
Já no trabalho sobre a interacção pele-mente e a doença dermatológica na criança, os autores defendem que a Psicodermatologia tem vindo a integrar o trabalho de médicos e psicólogos no entendimento das doenças cutâneas, destacando a importância da compreensão da interacção pele-mente no processo de adoecimento, adaptação e recuperação da doença. Os autores fazem uma revisão da importância da interacção pele-mente na doença dermatológica da criança.


Escolhas do Director

Director Choices



O nosso director nesta secção destaca vários temas que considera terem uma importância actual para o pensamento psiquiátrico. Desde logo, aborda o tema da descontinuação de um antidepressivo, interrogando se deve ser rápida ou gradual, ou o tema da POC se deve ou não ser considerada uma perturbação ansiosa. Ainda centrado nas questões polémicas aborda a questão do treino cerebral para doentes com esquizofrenia, para de seguida se debruçar sobre o tempo de resposta dos antipsicóticos para terminar com a questão das doses para os diferentes antipsicóticos.


5