Director - João Marques Teixeira

www.saude-mental.net


Acesso Reservado




Números Anteriores


ver lista completa >>

Índice

Pesquisa








Índice de Autores


Índice de Temas


Índice de Secções


Depressão e demência / Depression and dementia

Volume XIII Nº1 Janeiro/Fevereiro 2011


  • imprimir (pdf)



  • tamanho da fonte


  • carrinho de compras


  • imprimir revista (pdf)





Volume XIII Nº1 Janeiro/Fevereiro 2011

Artigos Breves / Short Reports



Resumo/Abstract

A depressão tem sido descrita na literatura como o antecedente neuropsiquiátrico mais frequente nos doentes com uma síndrome demencial, particularmente com Demência de Alzheimer (DA). Vários estudos têm demonstrado que esta relação não é ocasional. Neste trabalho apresentamos os resultados da análise estatística efectuada da caracterização dos antecedentes psiquiátricos dos doentes com demência da consulta de memória do hospital de Braga.

Palavras-chave: Demência, Alzheimer, Depressão.



Depression has been reported as the most frequent neuropsychiatric diagnostic on the clinical background of demented patients, mainly with Alzheimer dementia (AD). Several studies have showed that this relation is not occasional. In this work we present the results of the statistical analysis made on the characterization of the psychiatric background of demented patients from the memory consultation of the Braga Hospital.

Key-words: Dementia, Alzheimer, Depression.



Luís Fonseca

Interno de Psiquiatria, Hospital de Braga, Portugal



Álvaro Machado

Assistente Hospitalar de Neurologia, Hospital de Braga, Portugal



Joaquim Duarte

Chefe de Serviço de Psiquiatria, Hospital de Braga, Portugal





Introdução



A depressão é uma perturbação do humor que pode ter repercussões cognitivas irreversíveis e, segundo vários estudos, um antecedente psiquiátrico frequente em doentes com síndrome demencial, em particular com demência de Alzheimer (DA).


Objectivo e Método



Análise estatística do tipo e frequência dos antecedentes psiquiátricos dos doentes com demência da consulta de memória do Serviço de Neurologia do Hospital de Braga, observados entre Maio e Agosto de 2010.

23