Director - João Marques Teixeira

www.saude-mental.net


Acesso Reservado




Números Anteriores


ver lista completa >>

Índice

Pesquisa








Índice de Autores


Índice de Temas


Índice de Secções


Depressão e demência / Depression and dementia

Volume XIII Nº1 Janeiro/Fevereiro 2011


  • imprimir (pdf)



  • tamanho da fonte


  • imprimir revista (pdf)





Volume XIII Nº1 Janeiro/Fevereiro 2011

Neste Número / This Edition







Artigos Originais

Original Articles


População com comportamentos suicidários

Population with suicidal behaviors


Os autores deste estudo observacional descritivo estudaram 72 indivíduos com comportamentos suicidários que recorreram ao serviço de urgência. Foi realizada avaliação sócio-demográfica, clínica e psicológica.
Concluíram que o protótipo do parasuicida será uma mulher de 36 anos, baixo nível de escolaridade, casada, com anteriores gestos parasuicidários, pela ingestão de fármacos, em casa e na sequência de um conflito afectivo, enquanto que o suicida, será provavelmente um homem, de 40 anos, divorciado, com baixos recursos financeiros, desempregado, tendo elaborado um plano suicida que consumou por enforcamento. Com este estudo os autores contribuíram para a elaboração do perfil do parasuicida e do suicida de uma população portuguesa, o que constitui uma contribuição essencial para a determinação de risco relativo e para a estruturação de um plano de prevenção adaptado à realidade percebida na investigação.

AUDIT e subescala Álcool do QSD (PRIME-MD)

AUDIT and alcohol subscale of the Patient Health Questionnaire (PRIME-MD)


Os autores procederam a um estudo exploratório para avaliarem a adequação do módulo álcool do

Questionário de Saúde do Doente (QSD), versão portuguesa do PRIME-MD, comparando-o com as respostas ao AUDIT, num grupo de doentes internados para desintoxicação alcoólica. Os autores concluíram que em doentes com o diagnóstico estabelecido de abuso / dependência de álcool, internados para desintoxicação alcoólica, o QSD-álcool mostrou ser menos sensível que o AUDIT na identificação de casos, apresentando baixo índice de fiabilidade.

Artigos Breves

Short Reports


Relação da depressão com a demência

Depression and dementia relation


Os autores deste estudo original apresentam os resultados da caracterização dos antecedentes psiquiátricos dos doentes com demência da consulta de memória do hospital de Braga. Dos 104 doentes analisados com uma síndrome demencial (de qualquer etiologia), 38% tinham antecedentes de depressão.
Deste modo, este estudo contribuiu para a evidência segundo a qual a depressão constitui o antecedente neuropsiquiátrico mais frequente nos doentes com uma síndrome demencial, particularmente com Demência de Alzheimer.

Casos Clínicos

Clinical Cases


Neste artigo é descrito um caso de uma tentativa de suicídio num jovem do sexo masculino, admitido no serviço de urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra com lesões na região cervical e punhos, auto-infligidas no contexto de um primeiro episódio psicótico. Depois de considerarem os factores de de risco para suicídio os autores concluem que a mortalidade por suicídio em doentes esquizofrénicos poderá ter sido subestimada em autópsias psicológicas uma vez que, caso o doente não tivesse sobrevivido, o diagnóstico de esquizofrenia provavelmente não teria sido considerado.


Escolhas do Director

Director Choices


O nosso director nesta secção inaugura um outro formato sobre as suas escolhas, que passará a alternar com o formato habitual. Deste vez escolhe um conjunto de artigos, na sua maioria de revisão, que entende serem de grande importância para a compreensão da problemática por eles enunciadas, fazendo um pequeno comentário e estimulando o leitor a consultá-los. Neste número o director aborda 6 estudos, com a respectiva citação, deixando ao leitor a curiosidade para avaliar a importância do artigo.

5