Director - João Marques Teixeira

www.saude-mental.net


Acesso Reservado




Números Anteriores


ver lista completa >>

Índice

Pesquisa








Índice de Autores


Índice de Temas


Índice de Secções


Uma psicose diferente? / A different psychosis?

Volume XII Nº6 Novembro/Dezembro 2010


  • imprimir (pdf)



  • tamanho da fonte


  • imprimir revista (pdf)




Leituras / Readings

Volume XII Nº6 Novembro/Dezembro 2010


Resumo/Abstract

Com a presente publicação as autoras descrevem sumariamente uma experiência de trabalho em Goa.
Goa é um dos estados mais pequenos e abastados da Índia, tendo uma identidade peculiar relacionada com os 450 anos de ocupação portuguesa.
Paralelamente ao actual agravamento da situação socioeconómica do estado, as patologias do foro depressivo e ansioso e os problemas ligados aos consumos de tóxicos e bebidas alcoólicas têm vindo a ser relatados com frequência crescente, e a evidência tem demonstrado que a saúde mental é, na realidade, um problema de saúde pública em Goa. O estado possui um dos sistemas de saúde mais abrangentes da Índia e várias ONG têm vindo a desenvolver projectos meritórios de prestação de cuidados à comunidade. Contudo, grande parte da população ainda opta por recorrer a médicos generalistas e outros profissionais como líderes espirituais e religiosos, conselheiros informais e gurus com poderes curativos, que continuam a constituir a fonte mais importante de cuidados. Apesar de populares, muitas destas formas de cuidados não estão regulamentadas, são dispendiosas e até potencialmente perigosas.
A sensibilização dos profissionais de saúde em relação à saúde mental e o aumento da acessibilidade aos cuidados nas estruturas já existentes são intervenções prioritárias para Goa.

Palavras-chave: Psiquiatria, Goa.



Mónica Daniela da Costa Campos dos Santos

Interna Complementar de Psiquiatria
Hospital de Magalhães Lemos, Porto, Portugal.
Rua Prof. Álvaro Rodrigues
4149-003 Porto



Ana Eduarda Martins Ribeiro

Interna Complementar de Psiquiatria
Hospital de Magalhães Lemos, Porto, Portugal.
Rua Prof. Álvaro Rodrigues
4149-003 Porto



Introdução


“Goa?” - O cepticismo transparecia nos rostos dos colegas e amigos. Seguiam-se comentários acerca da improbabilidade de doença mental num imaginado paraíso. Surgia depois a descrença geral nas intervenções terapêuticas de um país em vias de desenvolvimento. Questionava-se a relevância da saúde mental, quando uma parte considerável da população indiana luta diariamente contra a pobreza. Ainda assim optámos por Goa!
Fascinadas com o vasto número de publicações nacionais sobre intervenções na comunidade, e na perspectiva de aprender a fazer a diferença com recursos limitados, propusemo-nos a passar três meses do nosso internato numa Organização Não-Governamental (ONG) na Índia. Segue-se o relato de uma experiência única.

Goa


Com uma área de 3701 km2 e uma ínfima população de 1.34 milhões de habitantes, Goa é um dos estados mais pequenos da Índia, mas também um dos mais abastados.
A sua identidade peculiar, relacionada com os 450 anos de ocupação portuguesa, diferencia-a dos restantes estados do sub-continente indiano. A herança deixada pelos portugueses nesse pequeno paraíso banhado pelo Mar Arábico é ainda notória na arquitectura das mansões coloniais, na culinária

40